O crescimento dos Family Offices no Brasil

Multi-Family Office

Antes de explorarmos o crescimento dos Family Offices no Brasil é válido entendermos o início deste modelo de negócio.

 

Foi no século XIX que o conceito de Family Office começou a ser difundido, influenciado por famílias estadunidenses como Rockefeller e Morgan que sentiram a necessidade de terem mais controle e oportunidades com suas fortunas. Embora desde culturas egípcias e romanas, havia evidências de pessoas dedicadas ao gerenciamento de riquezas das civilizações. 

 

Quando mudamos a ótica para o cenário brasileiro, caracterizado como emergente, o conhecimento desta metodologia ainda é recente. Mas nos últimos anos, notou-se um crescimento dos Family Offices no Brasil e ampliação do público-alvo, agora validado pelo patrimônio líquido e não apenas pela reputação e reconhecimento da família. 

 

De acordo com dados da Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, o número dessas estruturas cresceu significativamente: de 80 entidades em 2020 para 146 em 2023.

 

Além disso, uma pesquisa do MFO Report, que analisou 58 Family Offices no Brasil, revelou que:

 

  • 50% foram fundados nos últimos 10 anos;
  • Outros 33% surgiram entre 2003 e 2012;
  • Apenas 17% possuem mais de 20 anos de existência.

Esse crescimento reflete uma busca crescente das famílias empresárias por soluções mais completas de governança e gestão patrimonial. Mas o que exatamente essas famílias procuram? Um parceiro de confiança, que assuma as demandas relacionadas à sua fortuna, a fim de proporcionar mais tempo livre e de qualidade para a família. 

Além da gestão de ativos líquidos, os Multi-Family Offices se destacam por oferecer uma visão 360º do patrimônio familiar. Os atributos mais valorizados nesta solução, de acordo com pesquisa realizada pela For Brasil, são:

 

1. Aspectos financeiros

• Gestão profissional dos investimentos com maior controle e eficiência

• Planejamento financeiro e organização sucessória

• Otimização de custos e inteligência de investimentos

• Acesso a ofertas exclusivas do mercado institucional

 

2. Governança e estratégia

• Maturidade na governança familiar, societária e de investimentos

• Clareza, transparência e organização das relações familiares

• Alinhamento de objetivos comuns à família e prevenção de fraudes

• Preparação para decisões estratégicas com visão de longo prazo

 

3. Educação

• Educação financeira para novas gerações

• Uso de tecnologia avançada para dinamismo na gestão patrimonial

 

4. Conveniência

• Economia de tempo para as famílias focarem em seus negócios e projetos pessoais

• Concierge e suporte em logística para eventos e ações familiares

• Segurança cibernética e proteção de dados como prioridade

 

Para entregar tudo isso, é necessária uma robusta estrutura de engenharia financeira, somada a uma cultura forte, equipe altamente qualificada e, principalmente, excelência em segurança cibernética.

 

O Multi-Family Office não é apenas um prestador de serviço, é um parceiro estratégico na construção e preservação do legado das famílias empresárias. Conheça aqui a estrutura de negócio que a SOMMA oferece neste conceito.

 

Colaboração por Diolney Peres, Head Comercial da SOMMA Investimentos 

 

 

Fontes: 

Anbima

Family Office Report Brasil 2023, elaborado pela For Brasil

 

Compartilhe nas mídias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress