Você sabe o que são os investimentos ESG? Por se tratar de um termo técnico, essa é uma dúvida pertinente, especialmente para aqueles que estão ainda no começo de sua jornada no mundo dos investimentos.
O termo ESG faz referência a uma sigla originária da língua inglesa: Environmental, Social and Governance e traduzindo para o nosso idioma, é comum utilizarmos a sigla ASG, que significa Ambiental, Social e Governança.
De acordo com informações divulgadas pelo Google Trends, o interesse por esse tipo de investimento no mundo aumentou 5 vezes mais nos últimos 5 anos, sendo que no Brasil, foi observado um aumento 14 vezes maior no mesmo período.
Por estar em alta, é essencial manter-se informado sobre o tema. Para ajudar neste sentido, escrevemos este artigo, que visa abordar o assunto e apresentar também algumas tendências que vêm sendo comentadas na área de investimentos para os próximos anos.
Mas, antes de continuar a leitura, convido você a conhecer algumas opções interessantes que você pode priorizar em seu patrimônio. Você pode considerar valores de ativos líquidos, participações societárias e imóveis pertencentes à família ou ao Grupo e de maneira simples e dinâmica, arrastar a barra interativa aos valores correspondentes ao seu patrimônio, para revelar as opções selecionadas por nós!
Está interessado em saber mais sobre os investimentos ESG e conhecer algumas tendências para o futuro? Então, continue lendo este artigo!
Critérios dos investimentos ESG
Existem alguns tipos de responsabilidade social e uma delas é a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), uma prioridade para as empresas que são comprometidas de fato com as comunidades em que estão presentes.
Diante da crise climática que o mundo vem enfrentando e que foi agravada por conta da pandemia de COVID-19, a contribuição das empresas é fundamental para buscar recuperação e crescimento econômico sustentável. E neste sentido, os critérios ESG existem para possibilitar que as empresas façam investimentos socialmente responsáveis. Trata-se de incluir aspectos ambientais, sociais e de governança aos financeiros, para as tomadas de decisão.
Confira alguns destes critérios:
- Fatores Ambientais: é verificado o uso de recursos naturais, a eficiência energética, os níveis de poluição e se a empresa contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade;
- Fatores Sociais: são avaliadas as relações trabalhistas na empresa, verificar se a companhia defende os direitos humanos e se apoia nos programas de inclusão e diversidade. Além disso, verifica-se a oferta de programas de capacitação dos funcionários e a preocupação da companhia com a saúde dos empregados;
- Fatores de Governança: é analisada a independência por parte do conselho de gestão, a transparência dos líderes, a responsabilidade fiscal e a qualidade por parte dos comitês de auditoria.
Vale destacar que a principal característica desta modalidade de investimentos, é que o negócio em questão tenha como ponto central a preocupação e o comprometimento com questões ambientais e socioeconômicas da sociedade em que está inserido.
Importância de fazer investimentos nesta categoria
Por diferentes razões, fazer investimentos na categoria é muito importante. Primeiramente, ao investir em um ativo com os critérios ESG, você vai investir o seu capital em uma empresa que demonstra preocupação com o meio ambiente, com as questões sociais e os aspectos de governança.
Além disso, por meio das aplicações financeiras que se enquadram nos critérios ESG, você terá mais oportunidades de encontrar ativos com ótimas rentabilidades e que possam tornar a sua carteira de Investimentos mais lucrativa.
Outro aspecto positivo é que você vai conseguir diversificar o seu portfólio de investimentos e, consequentemente, ter mais segurança em sua carteira, pois você reduzirá o risco com eventuais perdas em algumas aplicações financeiras, caso elas aconteçam.
Como funciona na prática um investimento nesta categoria
Os investimentos dessa categoria referem-se a ativos disponibilizados por empresas que seguem os critérios que comentamos: ambientais, sociais e de governança do Environmental, Social and Governance. Dentre as principais alternativas, estão:
- Fundos com foco em ESG
- Compra direta de Ações
- ETFs ligados a índices de sustentabilidade
Lembre-se de que você deve primeiramente analisar todas as informações e características que destacamos, para identificar se ele faz sentido para a sua estratégia, bem como, se ele acompanha o seu perfil de investidor. Certifique-se de que as opções que você selecionou apresentam de fato boas práticas aos critérios estabelecidos.
Ao considerarmos as características que destacamos sobre esses ativos, o primeiro passo é selecionar a empresa ou as empresas para as quais você fará um aporte. Mas antes, o gestor deve fazer uma análise minuciosa do perfil dos negócios, buscando definir quais farão parte do fundo. Feito isso, o segundo passo é o aporte dos recursos, para em seguida acontecer a distribuição da rentabilidade. Em alguns fundos de ações, por exemplo, os dividendos são distribuídos proporcionalmente ao número de cotas de cada um dos investidores.
Investimentos ESG: tendências para os próximos anos
Conforme relatório apresentado pela Morningstar, em 2020 o total aplicado em investimentos sustentáveis alcançou a marca de 250 bilhões de dólares, somente nos Estados Unidos. Número que corresponde a 20% da participação. O mesmo relatório aponta um crescimento de 400% nesta modalidade nos últimos 3 anos.
Diante disso podemos dizer que os investimentos ESG tendem a ganhar cada vez mais espaço no mercado financeiro. Além disso, mais empresas irão aderir a essas práticas, pois as questões sociais, ambientais e de governança são relevantes para a nossa sociedade.
Entre algumas tendências e transformações que vem por aí, podemos listar:
- Mudanças no olhar do investidor, que cada vez mais buscam alinhar suas decisões financeiras aos seus objetivos pretendidos e lifestyle;
- Surgimento de novos modelos de negócios, mais éticos e conscientes;
- Avaliação de impacto mensurável dos ativos ESG, para que eles sejam mais analisados em virtude dos impactos que trazem para a sociedade do que por sua lucratividade ou segurança.
- Mudança de foco para Sustainability-Linked Bonds (SLB), ou seja, títulos baseados em sustentabilidade;
- Novos acordos internacionais e mudanças na legislação, visando proporcionar a expansão desta modalidade de investimento;
- Mais relevância para diversidade, inclusão e combate à desigualdade;
- Taxonomia de Finanças Verdes: um conjunto de classificações técnicas proposto pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que visa estabelecer um padrão a ser cumprido por todos os ativos e empresas com a modalidade ESG;
As melhores indicações de acordo com seu perfil e objetivos
O SOMMA Multi-Family Office está preparado e disposto a ajudar a fazer a gestão exclusiva e eficiente do seu patrimônio. Isso inclui dar direcionamentos inteligentes para que você possa alcançar seus objetivos de acordo com seu perfil de investidor e com aquilo que planejou para o futuro da sua família.
O nosso processo de gestão do patrimônio visa oferecer proteção, perpetuação e multiplicação do seu patrimônio.
Com base em um preciso diagnóstico, apresentamos um portfólio de investimentos altamente personalizado, construído de forma imparcial e independente. Buscamos multiplicar o seu patrimônio e ajudar a perpetuá-lo para as próximas gerações por meio de uma operação transparente e eficiente, comandada por profissionais altamente qualificados do mercado financeiro.