Diversificar o patrimônio é um conceito relevante para quem é responsável pelo gerenciamento patrimonial da família. Isso acontece porque, como sabemos, todos os ativos, inclusive aqueles vistos como mais seguros, apresentam seus riscos.
A diferença, claro, é a forma pela qual o valor do seu capital vai oscilar. Alguns produtos do mercado financeiro, como ações ou derivativos, tendem a ser mais agressivos. Por outro lado, existem também outras alternativas, como os títulos públicos ou imóveis. E há ainda a necessidade de organizar tudo isso em relação às contas mensais, certo?
É neste ponto que entra a diversificação patrimonial, como uma ferramenta não apenas de proteção do seu dinheiro, mas também de equilíbrio entre risco e retorno, permitindo que o seu capital cresça de acordo com os seus objetivos pessoais.
Ao mesmo tempo, embora seja uma excelente prática na medida em que reduz os riscos, diversificar o patrimônio deve ser feito com base nos seus dados patrimoniais e familiares. Ou seja, cada caso deve ser analisado individualmente, de acordo com o próprio perfil familiar e com os objetivos de curto e longo prazo.
Na prática, o ideal é que seja realizada uma avaliação completa, justamente o que fazemos no SOMMA Multi-Family Office. Conosco, antes de qualquer recomendação ou sugestão, passamos por uma análise aprofundada do seu perfil para o melhor direcionamento.
Para que essa questão de diversificar o patrimônio fique ainda mais fácil de assimilar, vamos conferir algumas formas de realizar essa prática e equilibrar o risco e o retorno dos ativos da sua família.
Diversificar o patrimônio: conheça 3 formas eficientes para aplicar em 2021
Como vimos, a diversificação patrimonial é uma ferramenta de extrema importância pensando na gestão dos recursos da sua família. A boa notícia é que, caso você sinta que deve melhorar neste aspecto, existem diversas formas para fazê-lo.
A seguir, separamos algumas maneiras eficientes para diversificar o patrimônio em 2021. No entanto, vale reforçar que as estratégias utilizadas devem ser personalizadas para a sua realidade, sendo essencial entender o seu contexto familiar antes de seguir qualquer sugestão.
Busque aplicações e modalidades distintas para seus investimentos
Em primeiro lugar, claro, não poderíamos pensar em outra estratégia que não seja a diversificação dos próprios investimentos. No entanto, não basta apenas usar de diferentes produtos pensando em diversificação. É necessário também trabalhar com categorias distintas, pois cada tipo de ativo tem suas particularidades.
Veja a seguir alguns exemplos de categorias de investimentos para entender a variedade oferecida pelo mercado financeiro (e como realmente é essencial entender os objetivos antes de investir):
- Títulos públicos
- Títulos privados
- Títulos bancários
- Ações
- Fundos imobiliários
- Fundos de investimentos
- Mercado cambial
- Investimentos internacionais
Pode ser um pouco complexo montar uma boa carteira para a gestão patrimonial, mas certamente essa tarefa fica mais simples utilizando os serviços que o Grupo SOMMA oferece. Aproveite para conhecer o SOMMA Multi-Family Office e falar com um de nossos especialistas.
Organize sua reserva de emergência e de oportunidade
Outro ponto fundamental ao diversificar o patrimônio da sua família é organizar uma reserva de emergência, isto é, uma parcela do dinheiro que ficará disponível para eventualidades.
Aqui, caso vá utilizar essa estratégia de investir a sua reserva emergencial, é muito importante que você utilize ativos com liquidez imediata ou diária, permitindo resgates rápidos e que, ao mesmo tempo, não prejudiquem a sua rentabilidade pela antecipação.
Outra estratégia que pode ser adotada, é separar uma outra parte do seu dinheiro como reserva de oportunidade. Ao contrário da reserva de emergência, essa quantia de capital será destinada a investimentos que surgirem com bom potencial de retorno, mas que não estavam disponíveis de maneira atrativa anteriormente.
Um bom exemplo disso é o que aconteceu em 2020. No começo do ano, com a euforia do Mercado Financeiro, os investimentos em ações não estavam tão atrativos. Com a explosão de uma pandemia, muitos ativos desvalorizam demais, ficando com preços baixos e atraentes (tanto que, no mesmo ano, ofereceram um excelente retorno). É para essa finalidade que usamos a reserva de oportunidade!
Conheça os investimentos internacionais
Por fim, ainda temos os investimentos internacionais que são uma excelente maneira de expor o seu patrimônio familiar ao câmbio estrangeiro, como o dólar. Essa prática, além de diversificar os riscos, ainda permite o uso de uma moeda de proteção contra a recessão, na medida em que ela é muito buscada em tempos de crise.
Novamente, existem diversas formas de realizar esse tipo de aporte com o patrimônio da sua família. Listamos algumas delas a seguir:
- Enviar o capital para fora do país
- Fundos de investimentos internacionais
Um exemplo é a Open Vista Global Investments, uma gestora especializada em investimentos internacionais. Caso seja aderente à sua estratégia de investimentos, vale a pena usar dos ativos disponíveis no exterior para diversificar o seu patrimônio.
Diversificar o patrimônio: uma boa estratégia para o futuro da sua família
Como vimos ao longo do artigo, a diversificação patrimonial é um ótimo recurso para quem busca o crescimento do capital familiar, mas também deseja estabilidade e segurança pensando no longo prazo.
Se você sente alguma dificuldade neste sentido ou busca uma melhor orientação, estamos certos de que a nossa experiência de 17 anos de mercado e um serviço customizado, como o SOMMA Multi-Family Office, podem ajudá-lo com esse desafio.
O processo de gestão do seu patrimônio, feito pela SOMMA é baseado no tripé proteção, perpetuação e multiplicação. Possuímos uma estrutura de serviços exclusivos, de metodologia consistente, transparente e eficiente, para atender às necessidades de nossos clientes e buscar os melhores resultados.
Caso tenha interesse ou busque sanar alguma dúvida, fica o convite para falar com um dos nossos especialistas.