Planejamento Patrimonial: Administradora de Bens

Diante de um cenário de incertezas, o Planejamento Patrimonial tem se mostrado uma ferramenta essencial para a perenidade do patrimônio individual e familiar. A SOMMA Multi-Family Office tem um papel importante na vida dos nossos clientes para que o ato de planejar se concretize.

Atuamos nas três principais frentes que necessitam de planejamento, sendo elas: sucessória, tributária e financeira. Na parte sucessória, alinhamos os interesses e necessidades do cliente e sua família, sugerindo estruturas e ferramentas adequadas para a transmissão dos bens e valores. Nosso maior objetivo é permitir que o patrimônio e os ideais se perpetuem entre as gerações. Na parte tributária, buscamos otimizar a carga de tributos e mitigar riscos, tanto para a Declaração de Imposto de Renda quanto para demandas pontuais, como, por exemplo, compra de um imóvel. Na parte financeira, traçamos junto ao cliente um objetivo, organizando as suas despesas e receitas, o auxiliando a concretizar suas vontades.

Para cada uma dessas frentes, existem diversas ferramentas (alternativas) que poderão ser utilizadas a depender da situação patrimonial e os objetivos traçados. Uma dessas ferramentas é a constituição de uma Administradora de Bens (para saber mais sobre os benefícios leia este conteúdo)  que será nosso tópico de hoje.

A SOMMA Multi-Family Office procura estar ao lado do cliente na hora de verificar se esta estrutura é adequada. Antes de qualquer sugestão, buscamos entender qual é a situação patrimonial atual, bem como quais são seus objetivos e desejos para o futuro. Com este primeiro mapa da vida do cliente, verificamos se existe algum benefício financeiro na abertura de uma Administradora de Bens, ou seja, fazemos cálculos para verificar se haverá alguma otimização da carga tributária, analisando previamente:

  1. O número de imóveis da Carteira: muitas vezes o número reduzido de imóveis na carteira imobiliária pode tornar a estrutura onerosa, não trazendo grandes vantagens financeiras.
  2. Existência de imóveis para locação e venda: analisamos a finalidade de cada um dos imóveis, fazendo o cálculo de qual seria o retorno financeiro ao longo do tempo.

 Após a análise desses dois pontos, realizamos um Estudo de Viabilidade Financeira de constituição da Administradora de Bens, o qual calculará quais serão as receitas, lucro ou despesas da operação, segregado por finalidade os imóveis. Com base nos resultados do Estudo de Viabilidade Financeira e aqueles objetivos traçados pelo cliente, apresentamos um relatório com os possíveis cenários propostos.

Além da Administradora de Bens ser uma alternativa interessante para Planejamento Patrimonial, também pode ser uma alternativa para o Planejamento Sucessório, mas sem trazer grandes vantagens na otimização tributária.

Se ao final concluirmos que a melhor ferramenta é a constituição de uma Administradora de Bens, a SOMMA Multi-Family Office auxiliará nas fases de implementação e execução, sempre ao lado da Contabilidade contratada para esta finalidade, fazendo toda a constituição da empresa e regularização dos imóveis do início ao fim da constituição. Com a estrutura montada e os imóveis devidamente integralizados e regularizados, oferecemos um serviço de Gestão de Contas (controladoria) e Gestão Imobiliária (que será tema de outro conteúdo) focado na controladoria e gestão administradora.

Neste post, contamos como ajudamos nossos clientes no estudo da constituição de uma Administradora de Bens, outras ferramentas utilizadas para Planejamento Patrimonial serão abordadas nas próximas semanas. Se você quiser saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco. É uma grande satisfação nossa atender e poder responder suas dúvidas sobre o assunto.

 

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